Segunda Via RG



O RG, também conhecido como carteira de identidade ou Registro Geral, é o documento mais importante que o brasileiro tem, até ele complementar 18 anos e talvez tirar uma carteira de habilitação ou com 16 anos se tornar jovem aprendiz e ter uma carteira de trabalho. Por isso, andar sempre com o RG é de fundamental importância, pois, caso ocorra algo com você, o RG é que vai indicar informações importantes como o seu nome, sua idade e o nomes dos seus pais, para que em uma emergência, se consiga entrar em contato, por isso, caso você tenha seu documento extraviado ou roubado, é fundamental proceder buscando imediatamente a segunda Via RG.

Agendamento de Identidade

Agendamento de Identidade

Por tudo isso, quando alguém perde ou tem o RG roubado, é de fundamental importância tirar a segunda via, nesse texto, iremos explicar passo a passo como tirar a Segunda Via RG, seu preço, tempo, enfim, todas as informações, confiram comigo.

Fazer um BO na polícia civil

Antes de qualquer outro passo a ser tomado, quando se perde ou se tem o RG roubado, é necessário ir até a polícia civil fazer um boletim de ocorrência (BO), assim, você vai avisar para a polícia que alguém possa estar usando o seu documento e corre menos risco de ter o nome falsificado ou aplicado em golpes.

Agendar sua consulta no Poupatempo, TudoFácil ou outro órfão de documentação

Antigamente, quem precisava tirar a segunda via do RG, tinha que ir para a polícia Civil, fazer um requerimento e demorava dias até o documento ser expedido.

Atualmente, é tudo muito mais fácil, basta agendar no site do Poupatempo a opção segunda via do RG, para assim, no dia e horário marcado você ir ao Poupatempo, sem precisar pegar nenhum fila e nem ficar esperando horas até ser atendido.

Documentos necessários para Segunda Via Identidade

Depois de marcar a sua ida ao Poupatempo, chegou a hora de conferir quais são os documentos necessários para expedir a segunda via do seu RG. O primeiro é o seu BO, o qual, vai fazer com que sua Segunda Via RG seja de graça.

  • Caso você não tenha nenhuma BO, o preço para criar a Segunda Via RG será de R$ 22,32. Caso você queira que o seu RG seja entregue em casa e não precise voltar ao Poupatempo para retirá-lo, será cobrada uma taxa do Sedex no valor de R$ 12,33.
  • Para tirar a Segunda Via RG você deve levar duas fotos 3×4, mais a sua certidão de nascimento e caso seja casado, sua certidão de casamento, a qual, comprove sua mudança de nome.
  • Além disso, deve-se levar também o seu CPF, para que o número desse documento seja incluído na Segunda Via do seu RG.

O tempo para que a Segunda Via RG fique pronto é de até 10 dias úteis, mas, normalmente, ele é feito de maneira mais rápida, para facilitar a vida dos cidadãos.

Avalie este artigo