Pagamento do PIS 2017 – como sacar o PIS



Muitos trabalhadores brasileiros têm dificuldade de fechar as contas no final do ano: com tantas despesas para pagar, fica até difícil fechar o orçamento, principalmente de quem é trabalhador que recebe até 2 salários mínimos mensais. Pensando nisso, há várias décadas já, existe um benefício trabalhista que serve já para fechar essa lacuna nas contas do trabalhador: o PIS, ou simplesmente abono salarial. Esse benefício é pago anualmente para que tenha inscrição no PIS ou no PASEP por pelo menos 5 anos e serve para garantir a seguridade social do trabalhador e servidor. Mas muita gente acaba, por falta de informação, sem nem saber que tem direito, por isso, preparamos hoje uma lista de informações importantes para quem deseja sacar o PIS 2017: tudo o que você precisa saber para garantir esse benefício importante.

Como sacar o pis

Como sacar o abono salarial 2017 – pagamento do PIS

Quem tem direito a sacar o PIS 2017

Antes de mais nada, é fundamental entender quem tem direito a receber esse benefício. Para sacar o abono salarial, é necessário estar enquadrado nas seguintes condições em seguida:

  1. É preciso ter trabalhado, no ano anterior, por pelo menos 30 dias consecutivos com carteira assinada para ter direito ao benefício;
  2. É necessário que a média dos salários mensais, no ano anterior tenha sido de até 2 salários mínimos;
  3. É preciso ter inscrição no PIS ou no PASEP por pelo menos 5 anos para passar a ter direito a receber o abono salarial;
  4. A empresa onde foi empregado precisa ter listado o seu nome na relação dos empregados (RAIS) entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Observação: Quem tiver a carteira assinada por pessoa física, como é o caso das empregadas domésticas, não tem direito a sacar o PIS, pois a regra para receber o benefício é clara, e deve ter servido para uma pessoa jurídica para ter direito a receber o benefício.

ATENÇÃO: Você só vai conseguir sacar o seu abono salarial dentro do prozo de saque do calendário PIS 2017. Consulte a tabela do PIS para sabe se está na época de sacar o seu benefício.

Como sacar o PIS 2017

Para receber o PIS 2017, existem 3 maneiras distintas para se cumprir:

  • Caso o beneficiário possua conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, é possível receber o benefício diretamente em conta, sem precisar fazer nenhum requerimento;
  • Caso o trabalhador não seja correntista, pode realizar o saque do seu abono salarial na Caixa Econômica Federal, basta apresentar no banco um documento de identidade com foto, e o seu número do PIS – que pode ser encontrado no seu cartão do Cidadão, ou na sua carteira de Trabalho;
  • Outra opção de saque para quem não é correntista é fazer o saque em uma lotérica. Nesse caso, basta apresentar na lotérica o seu cartão do cidadão e solicitar o saque do seu PIS. Se você tiver o benefício disponível, o saque será efetuado no ato.

Qual o valor do PIS?

O valor do benefício disponível para saque é igual a 1 salário mínimo no ano corrente. Ou seja, o valor do PIS 2017 é de 1 salário mínimo em 2017, já o valor do benefício em 2017 será o valor do salário daquele ano, e assim por diante.

Pagamento do PIS 2017 – como sacar o PIS
Avalie este artigo