NIT



Com a crise econômica que o Brasil enfrenta cada vez mais trabalhadores exercem serviços autônomos, os chamados “bicos”. Com isso, a quantidade de NIT (Número de Registro do Trabalhador), que são emitidas são enormes. Já que esse é o registro dado ao trabalhador que não tem emprego fixo e nem carteira assinada.

NIT

NIT

O que é NIT

O Número de Registro do Trabalhador é o registro que qualquer pessoa maior de 18 anos pode obter, indo diretamente até a Previdência Social, munido de documentos pessoais:

  • RG ou;
  • Carteira de Trabalho ou;
  • CNH ou;
  • certidão de nascimento.

E pedindo por esse registro, o qual é uma forma do Governo saber quantas pessoas estão desempregadas ou trabalhando sem carteira assinada no Brasil.

Ou seja, é uma numeração única que identifica junto ao banco de dados os trabalhadores autônomos de todo o país.

Número do NIT

Número do NIT

O NIT é de fundamental importância para quem está desempregado ou apenas fazendo alguns trabalhos autônomos. Pois apesar dele não garantir nem o direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e nem o abano salarial, incentivos dados somente para quem está registado, ele dá direito de o trabalhador autônomo participar do INSS.

Ou seja, mesmo para quem não cumpriu os 25 anos de carteira assinada, os quais são obrigatórios para garantir a aposentadoria paga pelo estado, pode usufruir dos benefícios do INSS, se estiver registrado.

Para isso será necessário pagar um valor mensal diretamente para a Previdência Social e manter todos os seus registros sempre atualizados, para que assim, quando chegar a hora da sua aposentadoria, você comprovar que pagou o INSS por conta própria sendo um trabalhador autônomo e desse modo conseguindo entrar com aposentado perante o estado.

Consulta

Para quem tem o Número de Registro do Trabalhador e quer fazer a consulta desse documento, seja para lembrar o seu número, já que ele é fundamental para o pagamento correto ao INSS, seja para consultar qualquer outra informação, saiba que existem duas formas dessa consulta ser realizada.

  • A primeira é através do site da DATAPREV. Para isso, basta acessar o link https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml. Depois em o menu clicar INSCRIÇÃO>FILIADO.
  • Um segundo passo é digitar todos os documentos solicitados. Por fim, você deve digitar o “Texto da Imagem” e depois clicar em Consultar.
Consulta NIT

Consulta NIT

Assim, você terá acesso a todas as suas informações sobre o Número de Inscrição do Trabalhador e também saberá qual é o número desse seu registro.

VEJA TAMBÉM:

Número do NIT

Quem precisa obter o Número de Registro do Trabalhador para fazer a retirada da guia de contribuição do empregador autônomo ou individual, referente ao imposto de recolhimento do INSS ou ainda para acessar os seus dados, saiba que é muito fácil obter essa numeração.

Tudo o que você deve fazer é:

  • Acessar o site do INSS, por meio do link previdencia.gov.br; nesse site você encontrará todas as informações necessárias e o passo a passo de como obter o seu número do NIT.

Com esses passos, você logo receberá seu Número de Registro, a qual será gerada pelo o próprio sistema. É importante anotar este número pois você irá precisar dele para fazer o pagamento da sua guia do INSS e também para outras funções, como acessar o seu cadastro.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...