Como saber o número do PIS?



Muitos trabalhadores não tem sequer ideia do seu número do PIS, por diversos motivos, entre eles não saberem mesmo ou por terem perdido. Alguns nem se interessam em como descobrir o número do PIS, outros simplesmente não sabem onde encontrar o número. No entanto, para que os trabalhadores recebam e tenham informações sobre seus direitos trabalhistas é necessário portar o número de identificação do PIS. O número do benefício se encontra em alguns documentos que trabalhadores nem imaginam, como por exemplo, a carteira de trabalho, no Cartão Cidadão e até mesmo no simples comprovante de inscrição. No Cartão Cidadão é muito fácil de identificar o número do PIS, basta o trabalhador analisar a face do cartão que verá o número.

Como saber o número do PIS

O momento que bate mais desespero nos trabalhadores por não saberem seu número do PIS é na hora de receber a quantia que o benefício os oferece, pois precisam saber o número da forma mais rápida possível, caso contrário, não irão receber. O número do PIS é um número de identificação, assim como o número do NIT – conhecido como Número de Identificação do Trabalhador – que substituirá o PIS/PASEP. Caso os trabalhadores não possuam documentos como os citados anteriormente existem outras formas de encontrar o número do PIS.

Como saber o número do PIS

Uma das maneiras mais utilizadas para o trabalhador descobrir seu número do PIS é se informando em qualquer agência da Caixa que seja próxima ao local que ele reside. Para descobrir o número, o trabalhador deve estar portando documentos pessoais básicos, como CPF, carteira de identidade ou certidão de nascimento/casamento, carteira de trabalho e previdência social. Isso é necessário para que o encarregado do trabalho possa consultar no sistema informações e dados do trabalhador e assim conferir se o mesmo realmente está cadastrado no programa.

Outra maneira que está se destacando no frequente uso dos trabalhadores que desejam descobrir o número de identificação PIS é pela internet. Os trabalhadores tem usado essa forma cada vez mais, pois promove comodidade e conforto para os funcionários. Para saber o número do PIS através da internet, o trabalhador precisará ter em mãos alguns documentos pessoais, como:

  • CPF e RG devem estar em mãos
  • Nome Completo
  • Data de Nascimento
  • Nome da Mãe

Com esses documentos e dados em mãos, os trabalhadores devem se direcionar ao site do DATAPREV, o qual permite a consulta do número do PIS através da internet, no seguinte endereço: http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html

Depois que o endereço abrir, o trabalhador deverá informar os dados exigidos, não se esquecendo de respeitar de modo cuidadoso os dados de cada documento separado para a consulta do número do PIS através da internet.

Vale lembrar que o preenchimento completo é optativo, mas é indicado que a primeira área de preenchimento seja completada pelo trabalhador. Após isso, basta que o trabalhador revise bem os dados informados com a intuição de corrigir se houver algum erro e que depois, ele confirme os termos de uso do site, selecionando a opção ‘Confirmar’.

Depois de confirmar os dados e os termos de uso, aparecerá na tela do monitor do trabalhador uma página com os dados informados e seu número do PIS. Confirme novamente as informações. É possível imprimir ou não a página, dependendo da necessidade e vontade do trabalhador.

Como saber o número do PIS?
Avalie este artigo