CNIS: Consulta Extrato pela internet



CNIS

Cadastro Nacional Informações e Serviços

A existência do CNIS é que possibilita aos cidadãos brasileiros participantes dos diversos programas sociais conseguirem receber os seus benefícios junto a previdência social. Porque é justamente por via deste instrumento que é possível fazer o armazenamento de informações relacionadas aos programas sociais de cada trabalhador.

 

Por isso, vale muito a pena saber o que é, como ter o seu em mãos para consultar as informações relacionadas aos seus benefícios. Saiba mais sobre o mesmo, já a seguir.

O que é CNIS

A sigla CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais, e este cadastro é um documento que contém o relatório das informações relacionadas a previdência social do trabalhador. E pelo seu caráter “relatório”, ela também recebe o nome de “extrato CNIS” ou “extrato previdenciário”.

De uma forma mais generalizada, podemos definir o Cadastro Nacional de Informações Sociais como um banco de dados do INSS, já que nele ficam contidas várias informações previdenciárias. E vale lembrar que há situações em que algumas pessoas usam a sigla CNT (Cadastro Nacional do Trabalho) para referir-se ao CNIS, o que não está totalmente errado, pois quando este cadastro surgiu em 1989, era denominado CNT, e só depois passou a ser chamado como atualmente.

Cadastro

A condição necessária para que o cidadão seja cadastrado no CNIS, é a participação deste na previdência social brasileira. E para fazer o cadastro, o contribuinte deve ir direto a uma agência do INSS ou também pode optar pelo meio mais simples e prático, através da internet pelo seguinte endereço – https://meu.inss.gov.br/central/index.html.

VEJA TAMBÉM:

Como Tirar o Extrato do CNIS

O processo que permite fazer a retirada do seu extrato é bastante simplificado, bastando apenas acessar   o endereço – https://meu.inss.gov.br/central/index.html e clicar na opção “Extrato Previdenciário (CNIS)”.

Após isso, o site irá lhe conduzir para uma nova aba, na qual você deverá fazer a autenticação (caso você tenha a senha), e não se preocupe, pois se você não tiver a senha, ainda é possível acessar a página, bastando efetuar o cadastro.

E é justamente no cadastro que você será informado a senha de acesso ao site, e para efeitos de confirmação, você deverá realizar uma chamada por meio do telefone 135. Após a confirmação, o contribuinte já poderá acessar o site novamente e informar a senha para tirar o extrato.

Consulta do Extrato CNIS

Com os serviços online, você não vai precisar se dirigir a uma agência para fazer a consulta do extrato CNIS, pois desde o login até a própria consulta, o contribuinte só precisará de acessar o link – http://servicos.inss.gov.br/, e seguir os seguintes passos:

  1. Passo: dentro do site, clique na opção “Extrato CNIS” que se encontra no topo da página.
  2. Passo: na próxima aba, será lhe solicitado a senha de autenticação, e caso você já tenha uma senha cadastrada no INSS, clique no ícone “fazer login”, e se não possuíres a senha, basta seguir com o processo de cadastro.
  3. Passo: na sequência do cadastro, informe os dados que são lhe requisitado e finalize o processo. E lembre-se de anotar a senha e ligar para a central do INSS pelo telefone 132 para fazer a validação da mesma.
  4. Passo: e durante a chamada, a atendente lhe fará algumas perguntas relacionadas ao cadastro, e para evitar responder de forma errada, vale ter os seus documentos em mãos, pois uma única informação errada pode comprometer todo o processo da consulta do extrato.
  5. Passo: Após a validação da senha, você já poderá ter acesso ao seu extrato.

Vale ressaltar que além de consultar o extrato pela internet, o beneficiário segurado pelo INSS também poderá fazer essa consulta diretamente num caixa eletrônico ou por via home-banking.

Outros meios de consultar o Extrato

Essa é uma das principais alegrias na hora de consultar o seu extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais, pois você tem mais do que as agências, internet banking e a Caixa para fazer a consulta do seu extrato, já que também é possível acessar o site da previdência para consultar o extrato. Entre outros serviços oferecidos pelo portal da Previdência está a emissão da CND INSS gratuita para serviços.

E nessa consulta também será lhe requisitado a senha para que possas aceder ao extrato, e para obter essa senha, você terá que fazer o cadastro no site do Meu INSS e realizar a validação habitual da senha ligando para o telefone 135.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...