CND INSS



Também conhecida como Certidão Negativa de Débitos, a CND INSS é um documento emitido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e tem como objetivo comprovar que uma pessoa não possui débitos ou pendências de contribuições previdenciárias e as inscrições em dívidas ativas do INSS.

CND INSS

CND INSS – Certidão Negativa do INSS –

Esta Certidão só é emitida se não houver débitos e possui, como prazo de validade, o período de 180 dias que são contados a partir da data de emissão. E o documento pode ser solicitado por pessoas jurídicas ou pessoas físicas, através da internet ou então em uma agência do INSS, ou mesmo da Receita Federal.

Veja também as datas de pagamento do INSS 2017.

Como emitir a Certidão Negativa INSS – CND INSS

Para emitir a CND INSS é preciso acessar o seguinte link (http://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm). Logo você encontrará um texto com várias informações importantes e mais abaixo os botões de “Pedido de CND” e “Ajuda”, é só clicar no primeiro.

Na nova janela você deverá informar os seguintes dados: número do CNPJ ou do CEI (Cadastro Específico do INSS), qual é o motivo da emissão da certidão (Averbação de imóveis, baixa, outras finalidades e/ou registro e arquivamento de alterações contratuais), digitar os caracteres gerados pelo sistema e depois clicar em “Cadastrar”.

Terminada esta etapa uma nova janela será aberta e exibirá os dados da consulta que deseja emitir a CND como, por exemplo, Nome, Endereço, Bairro, Município, CEP e Estado. Verifique se os dados estão corretos e depois clique em “Confirmar”.

Em poucos instantes a CND será emitida na tela, mas se tiver alguma pendência, o sistema irá apresentar uma mensagem onde comunicará que a emissão não poderá ser realizada. Neste caso, será preciso consultar para saber quais são as pendências e fazer a regularização para assim poder emitir a Certidão.

Segunda Via CND INSS

Se você precisar poderá pedir a Segunda Via da CND. Para isso, é só acessar o link (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CNDConjuntaSegVia/NICertidaoSegVia.asp?Tipo=1). No site da Receita Federal você deverá informar o número do CNPJ (somente os números), digitar os caracteres gerados pelo sistema e clicar no botão “Consultar” para obter o documento.

Qual a diferença entre CND e CPD INSS?

Como já havia dito, a CND é a Certidão Negativa que demonstra que o consultado não possui pendências com o INSS já o CPD- EN (Certidão Positiva Negativa com Efeitos de Negativa) é voltada para aqueles casos em que exista débito de uma empresa e que consegue comprovar a sua suspensão de forma exigível.

Qual o objetivo de obter a Certidão Negativa INSS?

Além de poder verificar a situação do contribuinte junto ao INSS, a Certidão é requisitada para se adquirir a aposentadoria e a indenização da autarquia. Com a CND todo o processo burocrático passa a ser mais rápido e tanto o empregador, quanto o trabalhador (que almeja se aposentar) se sentem mais seguros.

Por outro lado, a CND também pode ser solicitada para os tributos administrativos federais da Secretaria da Receita Federal e para a Certidão Conjunta da Procuradoria da Fazenda Nacional.

De toda forma, é importante que o contribuinte pague corretamente a sua contribuição mensal ao INSS para, garantir o direito a aposentadoria.

CND INSS
Avalie este artigo