CND INSS



Também conhecida como Certidão Negativa de Débitos, a CND INSS é um documento emitido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e tem como objetivo comprovar que uma pessoa não possui débitos ou pendências de contribuições previdenciárias e as inscrições em dívidas ativas do INSS.

CND INSS

CND INSS – Certidão Negativa do INSS –

Esta Certidão só é emitida se não houver débitos e possui, como prazo de validade, o período de 180 dias que são contados a partir da data de emissão. E o documento pode ser solicitado por pessoas jurídicas ou pessoas físicas, através da internet ou então em uma agência do INSS, ou mesmo da Receita Federal.

Como emitir a Certidão Negativa INSS – CND INSS

Para emitir a CND INSS é preciso acessar o seguinte link (http://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm). Logo você encontrará um texto com várias informações importantes e mais abaixo os botões de “Pedido de CND” e “Ajuda”, é só clicar no primeiro.

Na nova janela você deverá informar os seguintes dados: número do CNPJ ou do CEI (Cadastro Específico do INSS), qual é o motivo da emissão da certidão (Averbação de imóveis, baixa, outras finalidades e/ou registro e arquivamento de alterações contratuais), digitar os caracteres gerados pelo sistema e depois clicar em “Cadastrar”.

Terminada esta etapa uma nova janela será aberta e exibirá os dados da consulta que deseja emitir a CND como, por exemplo, Nome, Endereço, Bairro, Município, CEP e Estado. Verifique se os dados estão corretos e depois clique em “Confirmar”.

Em poucos instantes a CND será emitida na tela, mas se tiver alguma pendência, o sistema irá apresentar uma mensagem onde comunicará que a emissão não poderá ser realizada. Neste caso, será preciso consultar para saber quais são as pendências e fazer a regularização para assim poder emitir a Certidão.

Segunda Via CND INSS

Se você precisar poderá pedir a Segunda Via da CND. Para isso, é só acessar o link (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CNDConjuntaSegVia/NICertidaoSegVia.asp?Tipo=1). No site da Receita Federal você deverá informar o número do CNPJ (somente os números), digitar os caracteres gerados pelo sistema e clicar no botão “Consultar” para obter o documento.

Qual a diferença entre CND e CPD INSS?

Como já havia dito, a CND é a Certidão Negativa que demonstra que o consultado não possui pendências com o INSS já o CPD- EN (Certidão Positiva Negativa com Efeitos de Negativa) é voltada para aqueles casos em que exista débito de uma empresa e que consegue comprovar a sua suspensão de forma exigível.

Qual o objetivo de obter a Certidão Negativa INSS?

Além de poder verificar a situação do contribuinte junto ao INSS, a Certidão é requisitada para se adquirir a aposentadoria e a indenização da autarquia. Com a CND todo o processo burocrático passa a ser mais rápido e tanto o empregador, quanto o trabalhador (que almeja se aposentar) se sentem mais seguros.

Por outro lado, a CND também pode ser solicitada para os tributos administrativos federais da Secretaria da Receita Federal e para a Certidão Conjunta da Procuradoria da Fazenda Nacional.

De toda forma, é importante que o contribuinte pague corretamente a sua contribuição mensal ao INSS para, garantir o direito a aposentadoria.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...