Certificado de Reservista



Quando chega aos 18 anos, muitos jovens estão cheios de dúvida sobre os documentos que são necessários a partir dessa idade. Embora anualmente seja transmitido vários comerciais televisivos a respeito do certificado de reservista, muitos ainda têm dúvida sobre do que se trata e também as consequências de não fazer seu certificado de reservista. Então, você faz parte deste grupo de pessoas? Leia este artigo abaixo e informe-se completamente sobre este documento tão essencial.

Certificado de Reservista

Certificado de Reservista – Como obter, para que serve, e muito mais

O que é o certificado de reservista?

O certificado de reservista é um documento no qual é fornecido para todas as pessoas que realizou o alistamento militar. Em questão, o alistamento militar é uma obrigação que todos os brasileiros com mais de 18 anos devem fazer. É um exercício de cidadania e amor à sua Pátria.

O brasileiro só tem acesso ao certificado de reservista assim que termina suas obrigações com seu ofício de atividade ao Serviço Militar. Ele também é fornecido as pessoas que foram dispensadas do exercício militar.

Modelo de certificado de reservista

Modelo de certificado de reservista

Para que serve o certificado de reservista

O certificado de reservista tem o objetivo de atestar que aquela determinada pessoa prestou serviços militares em instituições como Marinha, Aeronáutica e Exército. Ele também possui a função de informar caso o cidadão foi dispensado das atividades militares. É um documento que afirma que o cidadão em questão cumpriu seu papel como defensor e amante de Pátria.

Confira como tirar a segunda via do RG.

Como obter certificado de reservista

Para fazer o seu certificado de reservista, o cidadão deve ir até a Junta de Serviço Militar de sua cidade. Provavelmente, essa junta pode ter uma sede própria, no entanto, em algumas cidades ela está alocada na prefeitura. Por isso, é preciso que se informe antes para não dar uma viagem perdida.

A emissão da 1º via do certificado de reservista é totalmente gratuita. Apenas na emissão da 2º via que é exigido o pagamento de uma determinada taxa, consideravelmente pequena.

Confira como agendar sua carteira de identidade.

O que acontece se não apresentar o certificado

O cidadão que não retirar o seu certificado de reservista pode ficar inapto à determinadas atividades. Algumas delas estaremos expondo abaixo:

  • Fazer provas ou matrícula em qualquer instituição de ensino;
  • Exercer atividade numa empresa que dependa da autorização do Governo Municipal, Estadual ou Federal;
  • Assinar algum contrato com Governo Municipal, Estadual ou Federal;
  • Matricular-se em um concurso público para cargos públicos;
  • Emitir seu passaporte ou também prorrogar sua atividade;
  • Receber favor ou prêmio do Governo Municipal, Estadual ou Federal.

Portanto, caso esteja próximo de exercer algumas dessas atividades, procure o mais rápido possível uma Junta Militar para que faça a emissão de seu certificado de reservista. Fazendo este simples documento, o cidadão pode se livrar de diversos problemas futuros.

Está com alguma dúvida sobre o certificado de reservista? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...