Calendário Bolsa Família 2016



De todas as iniciativas do Governo Federal, o Bolsa Família é uma das mais importantes para a redução das desigualdades econômicas e sociais que existem no Brasil. O Programa, que beneficia quase 14 milhões de famílias, é responsável pela distribuição de renda, de milhões de reais mensais para ajudar as famílias mais carentes a superarem a extrema pobreza. Mas apesar de todos esses benefícios, o programa possui um calendário muito rígido, e é importante que as famílias fiquem atentas ao calendário do Bolsa Família 2016 para que não percam o benefício. Sem mais delongas, confira a seguir tudo sobre o calendário de pagamentos do Bolsa Família.

calendario bolsa familia 2016

Calendário Bolsa Família 2016

Bolsa Família 2016

Para participar o Programa Bolsa Família 2016, é necessário, em primeiro lugar, fazer inscrição no CADÚNICO. A inscrição pode ser feita na prefeitura da sua cidade, na secretaria de desenvolvimento social do município. Ao fazer a inscrição, você não receberá automaticamente o benefício: primeiro, serão avaliados os seus dados, e caso você realmente se encaixe no perfil de ajuda do Bolsa Família, em algumas semanas, você receberá em sua casa o seu próprio cartão do Bolsa Família, para sacar o seu benefício.

Para manter o benefício, é necessário regularmente atualizar o seu cadastro, comprovando a frequência escolar dos filhos e os exames e carteirinhas de vacinação das crianças, comprovando o cumprimento dos requisitos de educação e saúde, que são contrapartida exigida das famílias.

O valor do Bolsa Família 2016 ainda está em aberto, pois o Governo ainda não confirmou quais serão os ajustes no valor do benefício para o próximo ano. Atualmente, o valor do Bolsa família é de R$ 77,00 por família – no caso das famílias que tenham renda extremamente baixa, e mais R$ 35,00 por cada filho cadastrado no programa, com limite de até 5 crianças cadastradas. Gestantes também tem direito a receber o benefício do Bolsa Família 2016, desde que apresentem exames que comprovem a gravidez.

Calendário do Bolsa Família 2016

O calendário de pagamentos do Bolsa Família é definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que é o órgão do Governo responsável pela distribuição da renda do programa. O pagamento é feito mensalmente pela Caixa Econômica Federal, que distribui os recursos do Programa para as famílias beneficiadas. Normalmente a divulgação do calendário do benefício ocorre no terceiro semestre de do ano, portanto, as datas de pagamento do benefício ainda não foram divulgadas, mas o calendário 2016 do bolsa família logo será divulgado.

Para saber qual a data do calendário que você pode receber o seu benefício, basta olhar o número impresso em seu cartão: olhe o último dígito do cartão e compare com a tabela acima – as datas de pagamento da bolsa são divididas de acordo com o último digito do cartão. Dessa forma, evita-se de causar congestionamento na agência da caixa, por haver todas as pessoas tentando sacar o seu benefício no mesmo dia.

O Bolsa Família pode ser sacado tanto em agências da Caixa Econômica Federal – tendo em mãos o seu cartão do Bolsa Família – quanto em Lotéricas, portando o mesmo documento.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...