Agendamento INSS



Como você mesmo já sabe, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) atende um grande número de pessoas todos os dias e devido a esta demanda a autarquia resolveu modificar a forma de atendimento para facilitar e, consequentemente melhorar o atendimento ao cidadão.

Agendamento INSS

Agendamento INSS Previdência Social – Como agendar benefício INSS

Esse novo modelo de atendimento é conhecido como Agendamento INSS e serve para agilizar os principais procedimentos do Instituto como, por exemplo, aposentadoria e auxílio doença. Se você precisa resolver alguma dessas questões saiba que o agendamento pode ser realizado tanto por telefone quanto pela internet. Não sabe como fazer? Continue comigo neste artigo que irei te mostrar como é simples e fácil.

Telefone Agendamento INSS – Telefone para Agendar INSS

Uma forma simples de fazer o agendamento é ligar gratuitamente para a central de atendimento da Previdência Social, cujo numero é 135. É importante lembrar que o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas.

Mas atenção: se for ligar pelo seu celular, haverá o custo semelhante ao valor cobrado de uma ligação local.

Serviços agendados por telefone

Os serviços que podem ser agendados por telefone são os seguintes: Pedido de certidão de tempo de contribuição, Requerimento de auxílio doença, encaminhamento de pedido de aposentadoria, pedido de salário maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte, benefício assistencial, solicitação de entrada em pecúlio, pedido de prorrogação (PP) de auxílio doença e pedido de Reconsideração (PR) do mesmo modelo de auxílio.

Agendamento INSS Online

Agora se você prefere fazer o seu agendamento pela internet precisará acessar o site da central que é o seguinte (http://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view). Assim que estiver na página, você deverá selecionar a opção “Agendar”, informar o código de uma figura e depois clicar no botão “Avançar”.

Agendamento do INSS Online

Agendamento do INSS Online

É importante que você já tenha, na hora do acesso, os seguintes dados que serão solicitados pelo sistema, a saber: os números do seu RG, CPF, do benefício, do PIS/PASEP e do NIT (para os contribuintes domésticos, individuais e facultativos).

Como os serviços do agendamento são os mesmos realizados por telefone vou te apresentar, no próximo item, a relação dos documentos que você precisará ter em mãos para realizar o agendamento e levar também no dia do atendimento presencial na agência do INSS.

Documentos necessários para Agendar o INSS

O sistema de atendimento por telefone ou virtual solicitará os seguintes documentos:

  • Número do PIS e/ou do NIT;
  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho (para atendimento na agência do INSS);
  • Certidão de Nascimento (para o atendimento presencial).

Documentos necessários para aposentadoria por idade

Nesta modalidade será preciso apresentar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Número do PIS e/ou NIT;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Habilitação (caso possua);
  • Certidão de Nascimento (na agência do INSS);
  • Comprovante de Residência (também para apresentação na agência).

Confira a tabela de INSS 2016-2017, e saiba quando receber os benefícios da Previdência Social

Documentos necessários para o Auxílio Doença

Além dos documentos anteriormente apresentados, você precisará apresentar aqueles que comprovem a doença pela qual sofre juntamente com os documentos auxiliares como exames e atestados médicos. Não se esqueça de acrescentar o documento da empresa pela qual trabalha e que comprova a incapacidade de exercer a função no trabalho.

Sobre agendar o INSS

O serviço de Agendamento do INSS tem o intuito de diminuir as filas de atendimento em suas agências físicas. Para facilitar o seu processo, busque separar cuidadosamente todos os documentos para que não esqueça nenhum deles e assim acabe te atrasando, certo?

Agendamento INSS
3 (60%) 1 vote