Agendamento Identidade



Vários órgãos têm transferidos diversos serviços para o ambiente virtual. Isto tem facilitado e muito a vida das pessoas com um estilo corrido, no qual divide seu dia entre trabalho, estudo e atividades da casa. Ultimamente, para fazer a sua carteira de identidade, por exemplo, muitos institutos de identificação têm obrigado fazer, primeiramente, o agendamento Identidade.

Agendamento de Identidade

Agendamento de Identidade – Como agendar documento de identidade

Agendamento de identidade

Agendamento de identidade – Trata-se da reserva do atendimento para emissão de sua carteira de identidade. Este serviço veio para organizar o atendimento à esta atividade nos postos credenciados, proporcionando uma melhor distribuição dos atendimentos durantes os vários dias da semana. Isto evita que os serviços fiquem superlotados e também agiliza a emissão de sua identidade.

O primeiro passo para agendar o RG é conhecer qual o órgão ou instituição responsável pela emissão deste documento em seu Estado. Geralmente, o órgão que fica responsável por esta tarefa é a Secretaria de Defesa Social, também conhecida pela sigla SDS.

Em alguns estados não é necessário realizar o agendamento de identidade, por isso, o recomendo é que faça contato previamente para saber se necessita ou não. O agendamento já está disponível em inúmeras cidades brasileiras, no entanto, algumas podem estar totalmente excluídas por não tem um site que forneça essa ferramenta de agendamento de identidade.

Órgãos para fazer o agendamento da sua identidade:

Veja também como agendar a carteira de trabalho, e como fazer o agendamento do seguro desemprego.

Como fazer o agendamento RG

A carteira de identidade é um documento de grande importância para a vivência dos brasileiros. Sem ela, o cidadão não está apto a participar de diversas atividades essenciais, como prestar um concurso, por exemplo. Diferente de uma carteira de habilitação, a identidade não possui data de validade. Entretanto, caso tenha emitido seu RG quando era jovem, pode haver uma necessidade de alterar a foto. Uma dúvida comum aos leigos no assunto é quanto custa para fazer o RG.

Entretanto, a primeira via do documento é totalmente gratuita, como garantido na Lei 12.687/2012. Apenas na emissão da segunda via que é exigido o pagamento de uma taxa.

A segunda via do RG pode ser solicitada ao ter o documento original extraviado, roubado, ou mesmo quando o seu documento já estiver mais velho. Dessa forma, para evitar que fique difícil a identificação por conta de uma foto muito antiga, é possível retirar uma segunda via, muito embora esta seja paga.

Documentos para emitir a identidade

Após realizar o agendamento de atendimento do RG, é preciso que compareça ao dia e hora informado no sistema. Ao comparecer ao órgão responsável pela emissão da carteira de identidade é preciso que esteja portando alguns documentos essenciais, como o comprovante de residência, foto recente 3×4 e também a certidão de nascimento para pessoas solteiras ou também a certidão de casamento, caso seja casado ou viúvo.

Geralmente, o tempo para pegar carteira de identidade após a solicitação é muito relativo. Isto quer dizer que pode haver diferenças de dias dependendo do órgão em que foi solicitada a identidade. No entanto, geralmente, o tempo necessário para que fique pronta é de 15 dias.

Agendamento Identidade
Avalie este artigo